.Leitura e interpretação de frases:
“Escolher a própria mascara é o primeiro gesto voluntário humano. E solitário.” Clarice Lispector
“ Ninguém pode construir no teu lugar a ponte que te seria preciso tu mesmo transpor no fluxo da vida, ninguém exceto tu, somente tu. Certamente existem as veredas, e as pontes, e os semideuses que se oferecerão para levar-te do outro lado do rio; mas somente na medida em que te vendesses inteiramente: tu te colocarias como penhor e te perderias. Existe no mundo um único caminho, por onde só tu podes passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o.”NIETZSCHE
“O olho já está nas coisas, ele faz parte da imagem... o olho não é a câmera, é a tela .”(DELEUZE, 1992, p. 72).
“ Não vês que o olho abraça a beleza do mundo inteiro? [...] É janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo [...] Quem acreditaria que um espaço tão reduzido seria capaz de absorver as imagens do universo?” (LEONARDO DA VINCI, apud CHAUÍ, 1998, p.
“Seja você mesmo as mudanças que quer ver no mundo”.GANDHI
“Quanto ao homem singular, a tarefa da educação é a seguinte: torná-lo tão firme e seguro que ele como um todo não possa mais ser desviado de sua rota. Em seguinte, porém, o educador deve causar-lhe ferimentos, ou utilizar os ferimentos que o destino lhe faz, e quando desse modo tiverem surgido a dor e a carência, pode também, nos lugares feridos, ser inoculado algo novo e nobre.”NIETZSCHE
[...] “quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho não vejo o mundo com meus próprios olhos e desde o meu interior; vejo a mim mesmo com os olhos do mundo – estou possuído pelo outro.”BAKHTIN
“Com o descentramento da subjetividade moderna – ou seja, conforme o sujeito humano ocidental foi perdendo seu status de senhor incondicional do conhecimento racional, da liberdade e da criação - foi-se mostrando toda sua fragilidade, todo o seu limite racional.”(CLARETO, 2004, n. p. )
“Devo identificar-me com o outro e ver o mundo através do sistema de valores tal como ele vê; devo colocar-me em seu lugar, contemplar seu horizonte com tudo o que se descobre do lugar que ocupo fora dele [...]” (BAKHTIN, 1992, p. 45).
“Todos os instintos que não se descarregam para fora voltam-se para dentro – isto é o que chamo de interiorização do homem é assim que no homem cresce o que depois se denomina sua ‘alma’” (…) “Esta é a origem da má-consciência.” (NIETZSCHE. 2005. p. 73).
“Exigir da força que não se expresse como força, que não seja um querer-dominar, um querer-vencer, um querer-subjugar, uma sede de inimigos, resistências e triunfos, é tão absurdo quanto exigir da fraqueza que se expresse como força.” (NIETZSCHE. 2005. p. 36).
“Liberdade essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” CECÍLIA MEIRELE
“De tudo ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre começando;A certeza de que precisamos continuar;A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.Portanto devemos,Fazer da interrupção um novo caminho,Da queda um passo de dança,Do medo uma escada,Do sonho uma ponte,Da procura um encontro.” FERNANDO PESSOA
ENSINAR é provocar mudanças no comportamento das pessoas.
Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se- aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.
quarta-feira, 30 de julho de 2008
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